segunda-feira, 2 de março de 2015

Qualidade de Software e Padronização



           
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Atualmente, concebe-se a ideia que o software ultrapassou o hardware e tornou -se a chave para o sucesso de muitos sistemas baseados em computador. A partir da década de 1990, o principal desafio das indústrias de software foi melhorar a qualidade (e reduzir custo) de soluções baseadas em computador – soluções implementadas com software. Dessa forma, gerentes e profissionais da área de tecnologia da informação reconheceram a necessidade de uma abordagem mais disciplinada ao desenvolvimento de software. Desde muito tempo, muitos profissionais (engenheiros de software) e empresas desenvolveram software de modo casual, por acreditarem que criação de programas era uma arte que não podia seguir regras, normas ou padrões.
      A ideia partia do princípio que produtos de software eram mais complexos que o hardware; software não tem produção em série logo, o custo está no projeto e no desenvolvimento; software não se desgasta e nem modifica com o uso; software é invisível não precisando de grafos e diagramas. Tal fato decorreu do desconhecimento dos profissionais de métodos modernos, gerando conseqüências de impacto na qualidade do software produzido.
            Porém, o poder da comunidade eletrônica característica do século XXI, criada por redes de computadores e software, tornou-se a era da troca de informação e conhecimentos em todo o mundo. E para tanto, a informação
exige qualidade para que haja a perfeita construção do conhecimento. Sendo assim, destaca -se a área de Engenhariade Software que auxilia o entendimento do processo de desenvolvimento de software e é através dela que se chega à disciplina de Qualidade de Software. As incertezas percorrem o desenvolvimento de software e, geralmente, ocasionam os atrasos de cronogramas, aumento de custos ou entrega dos produtos de forma insatisfatória. É sabido que alguns problemas não podem ser totalmente resolvidos dada a complexidade, mas alguns podem ser controlados através de ações preventivas. 
         
controle de qualidade aprovada
A área de gerência de riscos lida com estas incertezas ou problemas mesmo antes que eles ocorram. Dessa forma, nos processos de qualidade de software, esse setor é ponto fundamental para a garantia da qualidade de um produto desenvolvido. Torna-se interessante, portanto, analisar as atividades de gerência de risco presentes nos modelos de qualidade de processo de software. A qualidade pode e deve ser atribuída ao produto e ao processo de desenvolvimento de software.
            Algumas atribuições que cabem aos profissionais da área: Identificar os fatores que afetam a qualidade de software; Conhecer e aplicar as métricas de qualidade de software; Conhecer as principais normas e modelos de qualidade de produto e processo de software; Identificar os princípios e atividades de gerenciamento de riscos inseridos nos modelo s de qualidade de processo de software como garantia do cumprimento de metas, custos e prazos de projetos.

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