terça-feira, 3 de março de 2015

A ascensão dos SSDs

SSDs SSD
Devido à necessidade de tecnologias mais velozes e duradouras, a busca por discos rígidos melhores e o investimento pelas fabricantes, tem sido cada vez maior. Separamos para você, informações sobre os SSDs, a tecnologia que vem "ganhando" seu espaço e acabará substituindo os HDs de uma vez por todas.
Os SSDs (ou Disco de Estado Solido em português) estão se tornando fundamentais para aqueles que desejam uma maior capacidade de armazenamento e velocidade no computador.
Apesar desta tecnologia parecer recente, ela está presente desde 1989, no computador Psion MC 400. Na verdade, ele trazia 4 SSDs removíveis (como um disquete) e poderiam ser combinados até 8MB, o que era uma inovação para a época.
Como o armazenamento é feito em um ou mais chips de memória, há economia no consumo de energia. Além disso, o SSD é completamente silencioso, já que não tem peças moveis, ao contrário dos HDs.

Até mesmo as empresas não voltadas para esse ramo estão optando por SSDs. A VisionTek, por exemplo, lançou a tecnologia em formato de pen drive, disponível em 120 ou 240GB. E a Intel, com seus SSDs de até 10TB. Também, a Samsung que, desde o final de 2014 adotou seus SSDs, baseados na tecnologia TLC V-Nand, capaz de criar discos com mais de 3TB. Esses, "bateram" de longe, os HDs Sata III, em todos os testes de desempenho.
Samsung SSDs FORCE        Bom, pelo andar da carruagem,
 e pelas especulações das gigantes, não demora muito, vai chegar uma hora que todos os PCs e notebooks, serão disponibilizados já com SSDs como padrão direto da fábrica, ao invés de HDs. Apesar de ainda estar por um preço "bem salgado", vai acabar ficando acessível a todos com o tempo. É só uma questão de tempo :).

Nenhum comentário:

Postar um comentário